A Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) associa cerca de 160 regiões pertencentes a 25 Estados da União Europeia e vizinhos, entre as quais se destaca o Norte de Portugal na qualidade de membro fundador em St. Malo, junho de 1973.
Representando aproximadamente 200 milhões de cidadãos, a CRPM visa o desenvolvimento equilibrado do território europeu. A sua forma de atuação assume as formas de um think tank e de um lobby em favor das regiões.
Graças à sua vasta rede de contactos quer junto das instituições europeias quer ao nível dos governos nacionais, a CRPM pretende assegurar, que as necessidades e os interesses das regiões que a integram sejam tidos em conta em todas as políticas com forte expressão territorial.
O seu principal objetivo concentra-se na coesão social, económica e territorial, nas políticas marítimas e no crescimento azul, assim como na acessibilidade.
A governança europeia , a energia e as alterações climáticas, a vizinhança e o desenvolvimento, representam igualmente importantes domínios de intervenção desta Associação.
A CRPM encontra-se organizada em 6 Comissões Geográficas autónomas:
- Comissão Arco Atlântico (onde se integra o Norte de Portugal)
- Comissão das Ilhas
- Comissão Mar Báltico
- Comissão Intermediterrânica
- Comissão Mar do Norte
- Comissão Balcãs/Mar Negro
A CRPM assegura a promoção dos interesses comuns das Regiões associadas, com particular incidência nas políticas com expressão territorial em setores como a política regional, o desenvolvimento sustentável, os transportes, a agricultura, a concorrência, a pesca, a I&D.
Últimas Notícias
-
INTERREG Espaço Atlântico Espaço Atlântico está a recrutar Diretor do Secretariado Conjunto...
-
-
Capacitação Financeira CCDR-NORTE, I.P. promove sessão de formação sobre empreendedorism...
Agenda
-
-
Building Information Modelling (BIM) | 29 de setembro 29 setembro 2023
-
Prémio Vinha Douro | Candidaturas abertas até 15 de outubro 01 março 2023 - 15 outubro 2023