A relação institucional entre a região Norte de Portugal e a Comunidade Autónoma de Castela e Leão está ancorada na Comunidade de Trabalho Castela e Leão-Norte de Portugal, uma organização sem personalidade jurídica formalmente constituída em 2000 por ambas as regiões, para reforçar os tradicionais laços de cooperação e proporcionar um novo impulso às suas relações de vizinhança.
A Comunidade de Trabalho NORCYL assenta num modelo organizativo cuja presidência cabe, alternativamente, à CCDR NORTE e à Junta de Castela e Leão.
Ambos asseguram ainda, através do Conselho de Administração, a organização técnica dos trabalhos de cooperação. O Secretariado apoia o funcionamento da Comunidade de Trabalho graças ao Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças (GIT) de Castela e Leão e à Divisão de Cooperação Internacional do Norte de Portugal.
É garantida a representação de outras instituições e organizações, públicas e privadas, de ambas as regiões nos diferentes Comités Sectoriais e Territoriais, de carácter operacional, e num órgão de governo (o Conselho Plenário).
Através desta Comunidade de Trabalho pretende-se consolidar e incrementar uma dinâmica de relacionamento transfronteiriço que visa promover o desenvolvimento regional, rural e urbano, a proteção do meio ambiente, o melhoramento das infraestruturas e serviços públicos, bem como a valorização do potencial endógeno, com destaque para o Rio Douro e sua bacia hidrográfica, considerados nas suas diversas vertentes (recursos hídricos, navegabilidade, meio natural, turismo e produtos autóctones).
Para o período de programação 2021-2027, o Plano Estratégico NORCYL, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), funciona como instrumento de apoio e orientação para os agentes da cooperação transfronteiriça entre as regiões do Norte de Portugal e de Castilla y León.
Este Plano Estratégico pretende abordar o tema do desafio demográfico e os seus impactos nos domínios social, económico e territorial, propondo quatro “roteiros” comuns às duas regiões relacionados com o tema. São eles cidadãos, ambiente, competitividade e território. Para cada um, o Plano estabelece eixos, prioridades e objetivos específicos. Um quinto “roteiro” (governação da cooperação) sustenta a estrutura geral proposta.
No âmbito do POCTEP 2021-2027, a Comunidade de Trabalho NORCYL viu aprovada uma candidatura à prioridade 7 (Superar obstáculos fronteiriços através da aplicação de uma abordagem transformadora de governação a vários níveis da cooperação transfronteiriça) onde desenvolveu a Estratégia Multissectorial de Desenvolvimento Integrado e Sustentável dos Espaços Naturais Partilhados.
Hiperligações de interesse:
O Plano estratégico de Cooperação 2021-2027 NP/CyL
AECT ZASNET | Reserva Biosfera Meseta Ibérica
Últimas Notícias
-
-
Apoios Empresariais Sistema de Apoio à reposição das capacidades produtivas e da Comp...
-
Alta Velocidade Ferroviária CCDR-NORTE reforça compromisso com a ligação ferroviária de alta...
Agenda
-
Fórum RIS3T - Estratégia de Especialização Inteligente Transfront... 13 dezembro 2024
-
Ação em Bragança sensibiliza para a proteção de espécies em risco... 06 dezembro 2024
-
Joel Cleto guia visita natalícia à Quinta de São Gens 20 dezembro 2024