O Programa IACOBUS, promovido pelo GNP-AECT e adaptado às restrições provocadas pela COVID-19, recebeu um total de 244 candidaturas.
Neste período de convocatórias, encerrado no dia 1 de fevereiro, foram apresentados 185 projetos para a 8.ª convocatória do “IACOBUS Estadias de Investigação”, assim como 59 publicações para a 3.ª convocatória do “IACOBUS Papers”. A decisão sobre estas candidatuas - com um financiamento total de 250 mil Euros - será conhecida no final do mês de fevereiro, depois da reunião da comissão de avaliação, presidida pelo AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, enquanto entidade gestora do programa, e que integra a CCDR-N, a Xunta de Galicia e a Fundação CEER, em representação das universidades da Eurorregião.
O AECT-GNP adaptou as condições da nova convocatória do “IACOBUS Estadias de Investigação” para minimizar as restrições derivadas da COVID-19 para o desenvolvimento dos projetos in situ dos PDI, Investigadores, Gestores de Inovação, Técnicos de ID+i e PAS. Assim, foi alargado o espaço temporal de realização de estadias, que nesta edição abarcará também o período do verão. Além disso, e ao contrário das convocatórias anteriores, as jornadas técnicas de difusão do Programa foram realizadas via on-line.
Por outro lado, nesta oitava edição abriu-se o IACOBUS estadias à participação dos investigadores e técnicos de seis fundações, centros clínicos e de investigação em saúde da Eurorregião, respondendo ao interesse expresso nas últimas convocatórias e procurando, também, dar um impulso à cooperação em matéria sanitária neste contexto marcado pela pandemia.
O Programa IACOBUS, gerido pelo AECT da Eurorregião, tem como objetivo principal fomentar a cooperação e o intercâmbio entre os recursos humanos das universidades, instituições de ensino superior e centros tecnológicos da Eurorregião Galicia - Norte de Portugal, facilitando a partilha de atividades formativas, de investigação e de divulgação. Desde 2014 realizaram-se sete edições do “IACOBUS Estadias de Investigção”, com 964 projetos de investigação selecionados e um financiamento total de 1,16 milhões de Euros, cofinanciados pelo Programa INTERREG VA España-Portugal (POCTEP).
O “IACOBUS Papers”, que se encontra na sua terceira edição, tem como objetivo principal fomentar a cooperação transfronteiriça em atividades de investigação e divulgação científica, através de ajudas económicas à publicação de artigos científicos e de investigação, mil euros por publicação, em revistas indexadas ao Journal Citation Report (JCR) de Clarivate Analytics e no SCOPUS, para as áreas de humanidades, co produzidos por autores pertencentes às instituições de ensino superior da Eurorregião - uma galega e outra portuguesa- que participam no IACOBUS.
Últimas Notícias
-
Administração Local Autarquias já podem candidatar-se ao Fundo de Emergência Municipa...
-
-
Abril Liga o Norte Bragança recebe “Tertúlia de Café” sobre Liberdade, promovida pel...
Agenda
-
Seminário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 28 outubro 2024
-
Conversas Nortear | "Mulheres Escritoras" 16 outubro 2024
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Bragança 15 outubro 2024