O crescimento do emprego na Região do Norte voltou a acelerar no 4º trimestre de 2016. O registo de cerca de mais 35 mil pessoas empregadas permitiu o mais acentuado crescimento do emprego nos últimos 15 anos em termos homólogos. Por outro lado, a taxa de desemprego voltou a descer, fixando-se nos 11,5 por cento, o valor mais baixo desde 2009. Estes dados destacam-se no “NORTE Conjuntura”, o relatório trimestral da CCDR-N que identifica as tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, no território.
De acordo com o documento, o ramo de atividade que, em termos homólogos, mais impulsionou o crescimento do emprego na Região do Norte foram as atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares, com mais 18 mil empregados do que um ano antes. Destaque também para o ramo do alojamento, restauração e similares, que somou mais cerca de 17 mil empregados.
Lançado em 2006, o “NORTE Conjuntura” é publicado trimestralmente e inclui uma análise de outros temas como o consumo privado, o investimento, a procura externa, a indústria, o turismo, os preços no consumo, o crédito e a aplicação dos fundos da União Europeia.
Consulte o relatório
Artigos Relacionados
-
Norte Conjuntura Aumento do PIB da Região Norte está na base do crescimento da eco...
-
10 Anos Norte Conjuntura Comissões de Coordenação como “centros de pensamento estratégico”
-
10 Anos Norte Conjuntura Transferências do Estado e receitas fiscais com forte peso para o...
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-