Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Cerca de 74,3 por cento do financiamento dos municípios da Região do Norte resultou, em 2015, de transferências recebidas pela administração central e de receitas fiscais. Nos dois últimos anos, 2014 e 2015, as receitas fiscais tiveram uma importância acrescida face aos anos anteriores, situação que ficou a dever-se sobretudo ao reforço do peso relativo do IMI, que passou a assegurar cerca de metade das receitas fiscais dos municípios do Norte de Portugal.

Os dados destacam-se no “NORTE ESTRUTURA”, o novo separador do relatório trimestral “NORTE CONJUNTURA”, lançado pela CCDR-N em 2016. Para assinalar 10 anos de uma publicação única e pioneira na região, a CCDR-N lançou este ano o “NORTE ESTRUTURA” como um espaço dedicado à análise de temas que mais caracterizam a economia da Região do Norte.

No caso das receitas dos municípios do Norte de Portugal, conclui-se, ainda, que “como regra os municípios mais populosos tendem a apresentar valores inferiores de receita total per capita”. Contudo, a dimensão populacional não explica tudo, uma vez que há municípios com uma dimensão semelhante e níveis de receita per capita muito distintos.

Os dados estão disponíveis para consulta aqui.

 

Voltar ao Topo da Página