Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE, CIM Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial convidam para a cerimónia comemorativa do 24.º aniversário da inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial da UNESCO, no próximo dia 14 de dezembro, às 15h, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego.


Este evento integra as celebrações do 20.º aniversário da Convenção da UNESCO sobre a Diversidade das Expressões Culturais e contará com um espetáculo inédito, concebido com e para as comunidades escolares dos 19 municípios do Alto Douro Vinhateiro.


Neste espetáculo de 90 minutos, quase duzentos estudantes, de diferentes níveis de escolaridade, emergem como arautos dos bens identitários dos seus concelhos, levando à cena a alma do Alto Douro Vinhateiro.


Entre dança contemporânea, leituras declamadas, canções típicas, “Douro, património de diversidades” nasce pela mão de protagonistas reais de um território vivo, rico em diversidades e profundamente seu.


Orientados pelos Professores Embaixadores, estes jovens dão a conhecer rituais, sabores, texturas e sonoridades que (re)descobriram nas suas escolas e que transformaram em cocriação artística.


Programa:

  • 14h30 – Receção aos convidados
  • 14h45 – Discurso de boas-vindas pelo Presidente da CCDR NORTE, seguido das intervenções do Presidente da CIM Douro e da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial
  • 15h00Espetáculo “Douro, Património de Diversidades”, protagonizado por cerca de duzentos estudantes, cruzando dança, música e leitura declamada
  • 16h30 – Entrega de crachás e certificados, seguida de fotografia geral
  • 16h45 – Discurso de encerramento pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação e pelo Presidente da Comissão Nacional da UNESCO


Este encontro reafirma o compromisso com a preservação e promoção da diversidade cultural e celebra a identidade única do Douro, Património da Humanidade desde 2001.

Voltar ao Topo da Página