O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, defende que as Comissões de Coordenação devem ser “centros de pensamento estratégico e de afirmação das prioridades de desenvolvimento regional”. A comparação foi feita na segunda sessão do Ciclo de Encontros Norte Conjuntura, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no passado dia 30.
Nesta sessão, que assinala os 10 anos do Relatório Norte Conjuntura, Rui Monteiro (CCDR-N) destacou o contributo para o crescimento económico na Região Norte, ocorrido fora da Área Metropolitana do Porto. Segundo o mesmo, os demais territórios deveriam desempenhar um papel mais importante no processo de convergência face a Portugal e à UE28 devido à “sua dimensão demográfica e económica”.
Já António Lacerda (CCDR-N) enfatizou o processo de recomposição territorial, pelo reforço dos fenómenos de urbanização, litoralização e de metropolitanização.
O ciclo "Encontros Norte Conjuntura" é apoiado pelo NORTE 2020, ao abrigo do Portugal 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Artigos Relacionados
-
-
10 Anos Norte Conjuntura Transferências do Estado e receitas fiscais com forte peso para o...
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
"Amor das Pedras" chega a Penafiel após o sucesso na Galiza 06 fevereiro 2026
