Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O recente boletim do NORTE CONJUNTURA, produzido e divulgado pela CCDR-NORTE, revela que a população empregada do Norte cresceu 1,9% no 4º trimestre de 2023, em comparação com o ano transato, o que representa um aumento de 32 mil novas pessoas empregadas na Região. A nível nacional o aumento foi de 1,6%.

 
A evolução do mercado de trabalho do Norte foi positiva para um conjunto de atividades económicas do setor dos serviços mais intensivas em trabalhadores qualificados. Como exemplo, em evidência pelo seu crescimento, a população empregada nas atividades de consultoria, científicas e técnicas registou um aumento, em termos homólogos, de 10,4% no trimestre em estudo.


A CCDR-NORTE revela também que a taxa de desemprego do Norte subiu para 7,3% no 4º trimestre de 2023, mais 0,5 p.p. face ao período homólogo de 2022. Neste período, a evolução do mercado de trabalho do Norte continuou a deparar-se com o aumento simultâneo das populações desempregada e empregada. Este duplo aumento resultou de um crescimento da população ativa (de 2,5%) superior ao da população empregada (de 1,9%), em termos homólogos, no 4º trimestre de 2023, o que promoveu o aumento da população desempregada.


O boletim acrescenta que os salários mensais líquidos dos trabalhadores por conta de outrem do Norte registaram um crescimento, em termos reais, de 0,8% no 4º trimestre de 2023 face ao mesmo período de 2022. A primeira subida ao fim de 7 trimestre consecutivos em queda.


Também os indicadores do setor do turismo da Região continuaram a ser positivos, apresentando taxas de crescimento superiores às nacionais. Os dados permitem observar que o número de cidadãos hospedados e as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte aumentaram 10,8% e 10,9%, respetivamente, no 4º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022.


Em destaque, as dormidas em estabelecimentos turísticos do Norte por parte de cidadãos não residentes cresceram, em termos homólogos, 15,1% no trimestre em estudo, um valor bastante superior ao aumento observado nas dormidas de residentes (5,1%).


Por outro lado, os indicadores apresentados pelo boletim acrescentam que as exportações de bens do Norte diminuíram 3,0% no 4º trimestre de 2023, desagravando a tendência de queda do trimestre precedente (-6,8%). A diminuição das exportações do Norte deveu-se à evolução negativa de dois grupos de produtos – bens intermédios e bens de consumo.

 
O relatório adiciona ainda que os edifícios licenciados do Norte registaram uma redução de 3,7%, enquanto a taxa de inflação do Norte baixou para 1,9% no 4º trimestre de 2023, situando-se 0,2 p.p. acima do valor nacional de 1,7%.


O NORTE CONJUNTURA, boletim trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, está disponível na íntegra
aqui.

Voltar ao Topo da Página