Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Decorreu esta sexta-feira, 12 de maio, no Auditório da Escola Secundária de Amarante, o encontro “Dos PIICIE aos PIPSE – equidade e inclusão para o sucesso escolar na Região do NORTE”. O evento foi promovido pela CCDR-NORTE, e serviu para fazer o lançamento dos PIPSE (Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar), que sucedem aos PIICIE.


Na sua intervenção, o Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, destacou “a importância da preparação do futuro numa área de grande importância para o desenvolvimento social do NORTE, na escolarização em geral e no sucesso educativo em particular”.


Na sequência dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), o Programa Regional NORTE 2030 inclui uma linha de financiamento de iniciativas municipais e intermunicipais no campo da educação, integradas nos agora designados Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).


Como os PIICIE, os PIPSE visam a mobilização de mais recursos da comunidade para a educação, o alargamento do compromisso pelo sucesso escolar de todos e o enriquecimento da vida escolar das crianças e dos jovens, com envolvimento dos municípios, das escolas, das famílias, de outros serviços e instituições locais.


Com esta iniciativa de encontro, informação e debate foi possível contextualizar e apoiar a elaboração dos PIPSE, tendo em conta a experiência adquirida, as prioridades da política educativa e as condições e os objetivos locais e intermunicipais, envolvendo os atores mais pertinentes.


Apresentações:


Apresentação do Relatório Escolarização na Região NORTE

Estudo confirma a melhoria dos resultados e a redução das disparidades territoriais.


Este é o quinto relatório da CCDR-NORTE sobre a evolução da escolarização da população residente com base em informação dos Censos (de 1981 a 2021).


Os indicadores trabalhados são apresentados por NUTS II do Continente e por NUTS III e municípios da Região do Norte e proporcionam um melhor conhecimento da Região e dos seus espaços, identificando potencialidades e fragilidades a partir da evolução dos resultados educativos; por outro lado, constituem um instrumento de aferição do impacto do investimento na educação nas últimas décadas, realizado com um forte apoio dos fundos estruturais europeus.


São notórios, e por vezes notáveis, os progressos na escolarização das crianças e dos jovens e na recuperação dos défices crónicos na escolaridade da população adulta. As últimas décadas permitiram-nos, no que respeita à população jovem, atingir os níveis médios da União Europeia, com um forte contributo da Região do Norte.


Já no que se refere à população residente com mais de 25 anos, a Região do Norte situa-se abaixo e distante dos valores médios do Continente e, ainda mais, da Europa. De facto, Portugal é um dos países europeus com maior diferença de nível de escolaridade entre as gerações, o que se acentua no Norte.


Assim, além de prosseguir o investimento na infância e na juventude, e, em geral, na formação inicial, impõe- se reforçar o investimento na educação e na formação de adultos, porque sofremos da escassa participação destes na formação, porque a evolução demográfica assim o recomenda e, sobretudo, porque é justo proporcionar outras oportunidades de formação a todos, em especial aos que muito cedo ficaram afastados dos benefícios da educação.


Consulte aqui o Relatório de Escolarização do NORTE (Evolução 2001 – 2021, com base nos Censos).

Voltar ao Topo da Página