A Comissão Europeia aprovou o projeto PONTE_PARA_NOS – Bridge for Cooperation: Cross-Border Coordination Point for the Galicia–North Portugal Euroregion, apresentado pela AECT da Eurorregião Galicia–Norte de Portugal.
Com uma duração de 18 meses, o projeto permitirá criar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço (CBCP) permanente para a Eurorregião Galicia–Norte de Portugal — um dos territórios fronteiriços mais dinâmicos da Península Ibérica, caracterizado por intensos fluxos comerciais, mobilidade laboral, cooperação científica e intercâmbio cultural. O território integrado por 6,2 milhões de habitantes e com uma extensão territorial de 51.000 km², configura-se como um ativo estratégico de singular relevância no contexto europeu.
Um mecanismo permanente para eliminar barreiras transfronteiriças
Apresentado no âmbito do concurso PPPA-2025-BRIDGEFOREU, na avaliação do projeto destacou-se a sua relevância estratégica, qualidade metodológica e elevado potencial de impacto. Trata-se de um dos 15 projetos aprovados ao nível europeu, sendo o único projeto aprovado ao longo da fronteira entre Espanha e Portugal.
Apesar do dinamismo da relação fronteiriça entre a Galicia e o Norte de Portugal, persistem barreiras legais e administrativas. O novo Ponto de Coordenação constituir-se-á como um mecanismo permanente para identificar, analisar e coordenar soluções para estes obstáculos, facilitando o diálogo entre administrações públicas, empresas, agentes sociais e cidadãos na procura de fórmulas replicáveis que reforcem a coesão territorial europeia.
Uma estrutura com mais de uma década de experiência
Criado em 2008 pela Xunta de Galicia e CCDR NORTE, o AECT foi o primeiro criado na Península Ibérica e atua como organismo executivo da Comunidade de Trabalho Galicia–Norte de Portugal, fundada em 1991.
Com mais de 15 anos de experiência em governação transfronteiriça, a AECT da Eurorregião consolidou um ecossistema estruturado de cooperação, integrando programas estratégicos como o EURES Transfronteiriço (emprego e mobilidade laboral), o IACOBUS (investigação e ensino superior) e o NORTEAR (cooperação cultural).
O novo Ponto de Coordenação permitirá articular estas iniciativas num quadro integrado de resposta às barreiras transfronteiriças, reforçando a ligação entre as políticas públicas e as necessidades reais do tecido económico e social.
Reconhecimento europeu e impacto duradouro
O relatório de avaliação da Comissão Europeia salientou a clareza dos objetivos e a coerência metodológica; a qualidade do consórcio e a solidez da estrutura de governação; a definição clara dos grupos destinatários e da estratégia de comunicação; assim como o elevado potencial de impacto sustentável na região.
O projeto baseia-se ainda na experiência acumulada no âmbito da iniciativa B-Solutions, reforçando o posicionamento da Eurorregião como um verdadeiro laboratório europeu de soluções práticas para a superação de barreiras administrativas existentes entre os Estados da UE.
Um passo decisivo para a coesão europeia
Com esta qualificação, o AECT da Eurorregião Galicia–Norte de Portugal consolida o seu papel como espaço piloto na construção de soluções inovadoras para a integração territorial europeia, contribuindo ativamente para uma Europa mais coesa, funcional e próxima dos cidadãos.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
CCDR NORTE lança “Corografia sentimental: um dicionário toponímic... 13 fevereiro 2026

