Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile


A CCDR-NORTE, I.P. integra a Parceria Europeia DUT - “Impulsionar as transições urbanas para um futuro sustentável” ("Driving Urban Transitions to a sustainable future"), uma das 49 parcerias dinamizadas pelo Programa Horizonte Europa, no seu Pilar II – “Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia”. A DUT integra o Cluster 5 – “Clima, Energia e Mobilidade” e contribui para a Missão “Cidades Inteligentes e com impacto neutro no clima”.


A DUT reúne 67 entidades de 28 países europeus, incluindo autoridades nacionais e regionais, agências de desenvolvimento sustentável e/ou promoção da investigação e inovação, centros de investigação e transferência de conhecimento e outras entidades com atividade na área do ambiente, transição energética ou mobilidade urbana.


São parceiros nacionais da DUT a CCDR-NORTE, a CCDR-C, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Direção-Geral do Território (DGT).


Ao nível do seu desenvolvimento estratégico, a DUT estrutura-se em três Caminhos de Transição que correspondem a três grandes desafios da transição urbana, designadamente, “Positive Energy Districts” (PED), “15-minute City” (15mC) e “Circular Urban Economies” (CUE).


Numa primeira fase (2022-2025), a DUT aspira a mobilizar um investimento total de 172 M€, com um apoio de 37 M€ do Programa Horizonte Europa, centrando-se na identificação de abordagens e soluções urbanas inovadoras, em diversas cidades europeias e em distintos contextos, enquanto building blocks de cada um desses Caminhos de Transição.


Atenta a incontornável centralidade das cidades na resposta aos múltiplos desafios de uma urgente transição ecológica, digital, justa e inclusiva, a DUT constitui-se como uma plataforma dirigida à investigação, inovação e capacitação institucional que fomenta o protagonismo dos provedores urbanos, das comunidades e dos municípios/autoridades locais. O envolvimento do ecossistema de transição urbana, atividade nuclear da DUT, assenta em convites anuais conjuntos para apresentação de iniciativas e projetos transnacionais, dando continuidade à atividade que vem sendo desenvolvida, nos últimos anos, pela JPI Urban Europe.



Nas secções seguintes poderá encontrar mais informações sobre a Parceria Europeia DUT:

1. Breve apresentação                                                 

2. Roteiro estratégico

3. Outra documentação relevante

4. Notícias e atividades de contacto

5. Destaque: Catálogo de Projetos DUT - primeira edição



Contactos


Unidade de Planeamento e Desenvolvimento Regional


Email: dsdr@ccdr-n.pt

Website: https://www.ccdr-n.pt/pagina/driving-urban-transitions-dut

Website: https://dutpartnership.eu

Voltar ao Topo da Página