O Alto Douro Vinhateiro (ADV) Património Mundial tem mantido, na última década, uma forte dinâmica na plantação e reconversão da vinha em socalcos, o traço mais identitário desta região. No contexto do Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas (VITIS), coordenado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas e com a participação na CCDR-N enquanto gestora do ADV Património Mundial, registou-se um investimento de 300 milhões de Euros para a plantação e/ou reconversão de cerca de 19 mil hectares de vinha.
Do registo efetuado pela CCDR-N, através do Gabinete Técnico Missão Douro, é possível concluir que também o investimento na salvaguarda dos valores patrimoniais vernáculos como muros de pedra, “cardenhos”, calçadas e mortórios permitiu, a título de exemplo, a recuperação de mais de 200 casebres e a manutenção de 5 mil quilómetros de muros.
A monitorização proativa e continuada da gestão do ADV refletem dezoito anos de esforços conjugados visando a salvaguarda de uma paisagem ímpar, sempre se tendo contado com a adequada colaboração por parte dos principais proprietários do território.
Artigos Relacionados
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025