A CCDR-N assinalou a 14 de dezembro os 16 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial com a apresentação da iniciativa “SOMOS DOURO”, que vai animar o território durante o próximo ano. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, a iniciativa está a ser desenhada para envolver a população do território até aos 45 anos em aulas, workshops, visitas guiadas e num fórum dirigido a empreendedores.
Na apresentação de “SOMOS DOURO”, Anabela Mota Ribeiro agrupou as iniciativas nos verbos “SER/PERTENCER, “APRENDER/FAZER” e “DESCOBRIR/PARTILHAR”. “Sou das que acreditam que da discussão, do encontro, nasce a luz, se avança. No princípio era o verbo. Precisamos da palavra e do mundo que se faz com ela para acreditar no futuro”, referiu.
O Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, enquadrou a iniciativa na importância de tornar o Alto Douro Vinhateiro um território atractivo. “A perda populacional é um grande desafio do Douro”, anotou, referindo-se à necessidade de criar condições de atração e fixação das pessoas como a principal prioridade. “É o momento de celebrar o Alto Douro Vinhateiro”, concluiu.
Saiba mais
Artigos Relacionados
Agenda
-
Seminário | Os Agricultores são Ambientalistas 27 abril 2025 - 28 abril 2025
-
Tertúlia de Café Abril Liga o Norte | Vizela 22 abril 2025 - 24 abril 2025
-
Multimédia Relacionada
-
Sessão evocativa dos 16 anos do Douro Património Mundial 14 de dezembro