A CCDR NORTE participou, no Parlamento Europeu, num encontro promovido pela Comissão do Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), dedicado ao tema “An Integrated Vision of the Atlantic Arc Development: An Opportunity to Evolve Towards an Atlantic Macro-Region?”. A iniciativa reuniu eurodeputados, representantes governamentais e regionais do espaço atlântico e especialistas em cooperação territorial, com o objetivo de debater uma visão integrada para o desenvolvimento do Arco Atlântico e as oportunidades de criação de uma Macrorregião Atlântica Europeia.
O Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, destacou o papel histórico e estratégico da Região Norte na consolidação da cooperação atlântica e europeia, recordando que a Região é fundadora da CRPM, pioneira na cooperação transfronteiriça e, há quase duas décadas, autoridade de gestão do Programa INTERREG Espaço Atlântico. Sublinhou, por isso, a importância de a Europa avançar com convicção neste projeto comum.
Na sua intervenção, António Cunha defendeu que a criação de uma Macrorregião Atlântica é essencial para afirmar a soberania europeia no Atlântico, num contexto de crescentes tensões geopolíticas, acelerar a transição energética e ecológica, valorizando os recursos marinhos e a economia azul, e reequilibrar o modelo de desenvolvimento europeu, reforçando o papel das regiões periféricas e marítimas. Sublinhou ainda a importância de uma estratégia de cooperação integrada que envolva todo o espaço atlântico e promova as capacidades científicas, tecnológicas e empresariais das regiões, em linha com a visão de uma nova reindustrialização europeia.
O Presidente António Cunha salientou também que a cultura deve estar no centro da Macrorregião Atlântica, como elemento agregador e diferenciador, ponte entre regiões e povos atlânticos, e motor de uma nova diplomacia cultural e científica.
“O Atlântico é mais do que uma geografia — é uma identidade partilhada, que une regiões com uma história e um património cultural comuns”, afirmou, acrescentando: “No Atlântico, a Europa começa novamente.”
O encontro contou ainda com intervenções de eurodeputados, representantes institucionais de diversas regiões europeias e do Secretário de Estado para os Assuntos Europeus de Espanha, num debate que sublinhou o papel determinante das regiões atlânticas na construção de uma Europa mais coesa, sustentável e próxima dos cidadãos.
A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, encerrou a sessão, reforçando o papel estratégico das regiões atlânticas para o futuro da Europa e apelando a uma visão integrada, solidária e sustentável para o desenvolvimento do espaço atlântico.
A participação neste encontro reafirma o compromisso da CCDR NORTE com a Comissão do Arco Atlântico da CRPM e com a promoção ativa da cooperação atlântica, contribuindo para afirmar a Região Norte de Portugal como ator central na construção da futura Macrorregião Atlântica Europeia.
Últimas Notícias
Agenda
-
Visita com Joel Cleto a São Gens 22 novembro 2025
-
Dia da Eurorregião dedicado à Cultura 29 outubro 2025
-
"Amor / Ódio": Tertúlias de Camilo 22 outubro 2025