Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Eurorregião Galicia – Norte de Portugal acaba de abrir a convocatória para a segunda edição das Residências Artísticas Nortear, uma iniciativa dedicada à promoção da criação audiovisual no território transfronteiriço. As candidaturas podem ser submetidas até 6 de junho de 2025.


As residências decorrem entre 30 de junho e 4 de julho de 2025, em Torre de Moncorvo, e vão reunir onze artistas nascidos ou residentes na Galiza ou na região Norte de Portugal. Durante uma semana, os participantes poderão desenvolver os seus projetos num ambiente de colaboração criativa e partilha de experiências, promovendo o intercâmbio artístico além-fronteiras.


A convocatória destina-se a pessoas singulares com plena capacidade jurídica, naturais ou residentes na Galiza ou na região Norte de Portugal. Cada um dos projetos selecionados receberá um apoio financeiro de 850 euros, num total de 9.350 euros, destinado a cobrir despesas de deslocação, alojamento e alimentação.


Mais do que apoiar a criação emergente, esta iniciativa pretendem afirmar a arte como motor de coesão e revitalização das comunidades locais. Nesse sentido, é requisito fundamental que os projetos estabeleçam uma ligação direta com o território e o contexto social da Eurorregião, refletindo as suas especificidades culturais, históricas e humanas.


Durante o período da residência, os artistas contarão ainda com acompanhamento artístico especializado, incluindo debates com criadores e profissionais do setor cultural, incentivando o diálogo sobre os desafios e potencialidades da criação audiovisual no espaço eurorregional, com destaque para o uso das novas tecnologias.


Regulamento e informações sobre a candidatura estão disponíveis em gnpaect.eu


As Residências Artísticas Nortear são promovidas pela Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, pela CCDR NORTE e pela Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia, no âmbito do projeto Nortear — uma iniciativa de intercâmbio cultural cofinanciada pela União Europeia através do programa INTERREG Espanha-Portugal.

Voltar ao Topo da Página