Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Relatório Trimestral Norte Conjuntura, editado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), dá conta de que o setor do Turismo atravessa novamente um momento favorável na Região do Norte.

O Relatório indica, também, uma aceleração nas exportações de mercadorias no último trimestre de 2013, com um crescimento de 6,9 por cento em termos homólogos.

De acordo com o Norte Conjuntura, os dados do bimestre Outubro-Novembro de 2013 evidenciam uma aceleração do crescimento dos indicadores de atividade dos estabelecimentos hoteleiros da Região do Norte, nomeadamente nas dormidas, com uma variação homóloga de 10,7 por cento, nos hóspedes (9,1 por cento) e nos proveitos totais (8,2 por cento) e de aposento (9,1 por cento).

Também as exportações na Região voltam a dar sinais muito positivos, com um crescimento de 6,9 por cento em valor face a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pela evolução das vendas de máquinas e aparelhos mecânicos, de mobiliário, de vestuário de malha e de calçado. Por outro lado, as importações apresentaram, igualmente, uma aceleração, destacando-se as importações de material de transporte.

Neste quarto trimestre de 2013, o Relatório dá conta de que, após 11 trimestres com variações homólogas negativas, o PIB português revela um aumento de 1,4 por cento em volume. A este indicador positivo junta-se, ainda, um ligeiro crescimento (0,1 por cento) da procura interna, a contrastar com as quebras anteriormente observadas, melhoria essa resultante, principalmente, do aumento do consumo privado – o qual cresceu 0,6 por cento em volume. Destaca-se, sobretudo, a aceleração no consumo de bens duradouros (de +3,9 por cento no trimestre anterior para +11,8 por cento), já que o consumo de bens não duradouros e serviços se manteve em queda, embora de forma menos acentuada.

Voltar ao Topo da Página