O Presidente da CCDR Norte e Gestor do Interreg Atlantic Area, António Cunha, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, inauguraram esta semana em Carreço, Viana do Castelo, o marco identificativo do local onde o sol se põe mais tarde em Portugal Continental.
A placa, inserida numa mesa interpretativa, foi colocada junto ao Moinho do Petisco e enquadra os lugares da costa atlântica onde é possível deslumbrar o por-do-sol até mais tarde. O conceito está a ser desenvolvido pelo projeto Atlantic Sunset, liderado pela Fundação CEER e apoiado pelo Interreg Atlantic Area.
Depois de uma primeira inauguração em Muxía e Finisterra, na Galiza, o projeto Atlantic Sunset identificou como primeira localização em território português a zona do Farol de Montedor, junto ao Moinho do Petisco, como um ponto geográfico onde podemos apreciar o pôr do sol mais tardio. O local, que cruza o Caminho Português da Costa, rumo a Santiago de Compostela, destaca-se também pela grande diversidade de elementos geológicos, arqueológicos e arquitetónicos relevantes.
A identificação destes novos spots procura criar uma rota alternativa de turismo sustentável, que ligará locais estratégicos da costa atlântica portuguesa, espanhola, francesa e irlandesa, oferecendo alternativas à massificação de pontos turísticos. O projeto, que tem como parceiro português a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pretende contribuir para uma maior procura de locais alternativos e uma promoção das economias locais.
Este investimento transnacional está a ser apoiado pelo Interreg Atlantic Area em milhões de Euros, no contexto do reforço do papel da cultura e do turismo no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social. Com esta prioridade, estão a ser executados 9 projetos, um investimento de 20,66 milhões de Euros.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
CCDR NORTE lança “Corografia sentimental: um dicionário toponímic... 13 fevereiro 2026
