Teve lugar, no passado dia 20 de maio, um grande exercício internacional de combate a incêndios florestais no âmbito do projeto europeu Interreg ATEMPO – Assistência de Emergência Transfronteiriça, integrado no POCTEP 2021-2027. A ação, realizada na localidade de Vivinera, no município de Alcañices (Zamora), deu continuidade ao exercício promovido em 2024 na província de Salamanca, reunindo equipas especializadas de várias regiões de Espanha e Portugal.
O projeto ATEMPO tem como objetivo reforçar a resiliência territorial aos riscos naturais na área transfronteiriça, promovendo uma maior articulação entre os dispositivos de proteção civil das regiões fronteiriças de Portugal, Galiza e Castilla y León. Este esforço coletivo responde ao apelo das instituições europeias para otimizar a coordenação internacional na resposta a emergências ambientais que, cada vez mais, ultrapassam limites administrativos e exigem estratégias conjuntas, especialmente no atual contexto de alterações climáticas.
O simulacro permitiu testar a integração de meios de reforço e a resposta coordenada dos territórios vizinhos em cenários de incêndio florestal, promovendo o treino conjunto e a melhoria da comunicação operacional entre as administrações envolvidas. Participaram neste exercício agentes do INFOCAL (Junta de Castilla y Léon), AXEGA (Galiza), ANEPC e GNR (Portugal), Junta da Extremadura, Junta de Castela-La Mancha, entre outras entidades.
A CCDR NORTE integra o consórcio de parceiros do projeto ATEMPO, reafirmando o seu compromisso na promoção de soluções conjuntas para a proteção dos territórios e das comunidades da Raia Ibérica.
Últimas Notícias
-
Consenso estratégico reforça a... CCDR NORTE enaltece esforço conjunto e união das entidades region...
-
-
Agenda
-
-
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025