Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Região Norte, através da CCDR-NORTE, a Nova Aquitânia (França), o País Basco, Galiza e Navarra (Espanha) comprometeram-se a aumentar a resiliência das florestas do Sul da Europa.


Este compromisso ficou plasmado na “Declaração de Bordéus”, adotada no âmbito de uma conferência de regiões e de instituições do setor da floresta, promovida pela União de Silvicultores do Sul da Europa, onde a CCDR-NORTE foi representada pela sua Vice-Presidente, Célia Ramos.


O objetivo destas regiões é dar uma resposta aos efeitos severos da seca, dos incêndios e de doenças florestais, através da adoção ou reforço de políticas europeias, nacionais e regionais de desenvolvimento e gestão sustentáveis das florestas do Sul da Europa.


A “Declaração de Bordéus”, que recorda que o eixo atlântico do sul da Europa articula uma das regiões florestais mais dinâmicas da União Europeia, afirma a necessidade de aumentar a cooperação público-privada no sul da Europa, apoiando iniciativas e aumentando os recursos destinados a melhorar a resiliência dos ecossistemas florestais desta região do Globo, especialmente no desenvolvimento de melhores materiais de reprodução, prevenção e controlo sanitário.


O Norte é a única região portuguesa subscritora desta declaração, numa parceria institucional com a FORESTIS – Associação Florestal de Portugal.

Voltar ao Topo da Página