O projeto ATEMPO – voltado para a cooperação do combate a incêndios rurais, inundações e outras catástrofes naturais, em zonas fronteiriças do Norte, Galiza e Castela e Leão – foi destacado nas conclusões da Cimeira Ibérica de Faro como um exemplo de inovação e cooperação transfronteiriça na gestão de emergências naturais entre Portugal e Espanha.
Na comunicação que resulta do encontro, os líderes de ambos os países salientaram a relevância de iniciativas como o ATEMPO, que promovem a proteção das comunidades fronteiriças e o desenvolvimento sustentável dos territórios da raia luso-espanhola.
O ATEMPO, apoiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG VI-A ESPANHA-PORTUGAL (POCTEP) 2021-2027, visa melhorar a resposta a emergências naturais através do uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e drones, além da formação de profissionais especializados. Entre as suas principais ações estão a qualificação de socorristas, o reforço das infraestruturas de emergência e a disponibilização de novos equipamentos e viaturas, num investimento superior a 2,3 milhões de euros.
Este projeto é fruto de uma parceria estratégica entre diversas entidades das regiões de fronteira, incluindo a AXEGA - Axencia Galega de Emerxencias, a CCDR-NORTE, a Junta de Castilla y León, a Universidade da Corunha, a CIM Alto Minho, a GNR e o INEM. Atuando em sintonia, estas entidades procuram reforçar a preparação e proteção das comunidades fronteiriças, com impacto direto em mais de 570 mil pessoas e alcançando, de forma indireta, cerca de 9 milhões de cidadãos em áreas de risco.
Últimas Notícias
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025