Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O arranque do Programa Qualifica AP, no Norte, teve lugar em junho do ano passado, marcado pela assinatura de protocolos de parceria com sete entidades do setor da saúde, distribuídas por 12 unidades hospitalares. Desde então, o programa envolveu diretamente mais de 1600 trabalhadores da Administração Pública da Região, que participaram nas 36 sessões coletivas presenciais de divulgação. Até 31 de dezembro de 2023, contam-se 1360 inscritos.

 

O Qualifica AP, a Norte, conta com 23 grupos de Certificação Profissional, distribuídos por três áreas de qualificação profissional: técnico auxiliar de saúde, técnico administrativo e técnico de apoio à gestão. A equipa de acompanhamento é composta por cinco técnicas de orientação, reconhecimento e validação de competências e 14 formadores.

 

O Programa tem como objetivo dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais, possibilitando a sua integração em respostas que aumentem a sua qualificação escolar e/ou profissional.

 

A CCDR NORTE, I.P. considera como condição essencial para o cumprimento das atribuições e competências do seu Centro Qualifica AP, o estabelecimento de um conjunto alargado e diversificado de protocolos de parceria com entidades da administração pública sediadas na Região, pois só esta cooperação permitirá atingir objetivos comuns quanto à melhoria das qualificações dos trabalhadores e à otimização dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação das suas competências adquiridas ao longo da vida.

 

Este programa decorre no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Investimento TDC19-i07: Capacitação da AP – formação de trabalhadores e gestão do futuro.


Voltar ao Topo da Página