Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O Presidente da CCDR Norte e Gestor do programa europeu de cooperação Interreg Atlantic Area, Álvaro Santos, abriu esta quinta-feira, a primeira reunião entre os Estados-Membros do programa sobre a preparação do próximo ciclo de apoios 2028-2034.

“Este grupo de trabalho, hoje criado, desempenhará um papel fundamental para garantir a implementação de um programa reformulado, plenamente capacitado para enfrentar os desafios dos próximos anos, antecipando adaptações à futura arquitetura da Política de Coesão da União Europeia e contribuindo ativamente para reforçar a relevância estratégica da cooperação na Região do Atlântico”, referiu Álvaro Santos.

A reunião juntou representantes de Portugal, Espanha, França e Irlanda, bem como da Comissão Europeia, que definiram os próximos passos da task force para a preparação da proposta de programa, que será submetida pelos Estados-Membros. Esta proposta incluirá as principais prioridades de investimento para as regiões europeias da fachada atlântica, em linha com o enquadramento que será dado pelas estâncias europeias.

O grupo de trabalho hoje formado definirá, igualmente, a estrutura de gestão do Interreg Atlantic Area para o próximo ciclo 2028-2034. Lançado no quadro 2000-2006, o programa de cooperação é o único gerido por Portugal, estando a Autoridade de Gestão sediada na CCDR Norte, desde o ciclo comunitário 2007-2013. No atual período 2021-2027, está a executar 113 milhões de Euros de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Voltar ao Topo da Página