Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Estão abertas, até 19 de julho, as candidaturas ao Prémio Literário Nortear 2024. O concurso destina-se a jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco a oito mil palavras. O prémio conta com uma dotação financeira de três mil euros e a publicação da obra em ambas as línguas. O vencedor da mais recente edição, em 2023, foi o galego Vicente Vázquez, com a obra “Profundo sen nome”.

 

Este prémio é uma iniciativa conjunta do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, da CCDR NORTE, IP, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia.

 

Chegado à sua 10ª edição, o Prémio Nortear destaca-se como espaço cultural único na Eurorregião e como plataforma de lançamento para os jovens escritores do Norte e da Galiza, incentivando a criatividade literária e a promoção internacional destas obras. Nas nove edições até agora realizadas, foram apresentadas cerca de 400 obras literárias.

 

Podem apresentar-se a concurso todas as pessoas com plena capacidade jurídica, entre os 16 e 36 anos, nascidos e/ou residentes no Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa - segundo o novo acordo ortográfico - e em língua galega - segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega - no género do relato curto.

 

Os nove vencedores das anteriores edições do Prémio Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira e Vicente Vázquez.

 

Este projeto é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça, e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP).


As candidaturas estão disponíveis, até 19 de julho, na Plataforma Nortear.

Voltar ao Topo da Página