Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O recente boletim do Norte Conjuntura, produzido pela CCDR NORTE, I.P., revela que a população empregada do Norte cresceu 2,5% no 3º trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo de 2022, o que representa 43 mil novas pessoas empregadas. A nível nacional o aumento foi de 2,2%.


O número de pessoas empregadas nas atividades de consultoria, científicas e técnicas aumentou em 16 300, no 3º trimestre de 2023, face ao mesmo período do ano transato.


A CCDR-NORTE, I.P. revela também que, no 3º trimestre do ano, a taxa de desemprego do Norte subiu para 6,7%, mais 0,8 p.p. face ao período homólogo de 2022. Estes aumentos simultâneos da taxa de desemprego e da população empregada resultaram do crescimento acentuado da população ativa.


Também os indicadores do setor do turismo da Região continuaram a permitir observar uma trajetória de crescimento superior à nacional, com as dormidas nos estabelecimentos turísticos da Região a aumentarem 8,3% no 3º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022.


O boletim adianta ainda que os edifícios licenciados do Norte registaram uma redução de 17,0%, enquanto a avaliação bancária aumentou 7,6% no 3º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano precedente. Sendo que a taxa de inflação do Norte baixou para 3,5% no 3º trimestre de 2023, situando-se num valor idêntico ao nacional.


O Norte Conjuntura, relatório trimestral que apresenta as tendências da evolução económica na Região Norte, no curto prazo, está disponível aqui.

Voltar ao Topo da Página