Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Assembleia e o Conselho Superior do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza - Norte de Portugal (GNP – AECT) reuniram-se, na sua sede em Vigo, com a presença da Vice- Presidente da CCDR-NORTE, Célia Ramos, da Diretora Geral de Administração Local da Xunta de Galicia, Natalia Prieto, e do Diretor e Subdiretor do GNP-AECT, Nuno Almeida e Xosé Lago, respetivamente.


O objetivo da sessão foi aprovar o plano de atividades e o orçamento do AECT para 2023, após a revisão das principais atividades desenvolvidas em 2022, como o encerramento dos projetos POCTEP 14-20, no qual se encontra inserido o projeto “Facendo Caminho”, que na semana passada viu ser apresentado o estudo do impacto económico dos Caminhos a Santiago e as bases do Plano Diretor dos Caminhos Portugueses a Santiago.


A Assembleia e o Conselho Superior do GNP-AECT comprometeram-se a:


  1. Continuar a apoiar a mobilidade académica, com a ampliação do programa de sucesso Iacobus, para PDI, investigadores e pessoal administrativo das Universidades, Institutos Politécnicos e Centros Tecnológicos da Eurorregião. Em 2023 serão lançadas novas convocatórias para Estadias de investigação, Publicações Científicas e Patentes;
  2. Fomentar a mobilidade geográfica e a cooperação de proximidade. O GNP-AECT continua envolvido na reivindicação do Estatuto do Trabalhador Transfronteiriço, além da melhoria urgente nas conexões ferroviárias, com a aposta no comboio de alta velocidade Vigo - Porto, reafirmando as especificidades da Eurorregião com os Governos dos dois países.
  3. Apostar no reforço da cooperação transfronteiriça entre as principais instituições de fronteira, como as Eurocidades e os outros AECTs, e com as Confederações Empresariais e Sindicais da Eurorregião;
  4. Continuar a colaborar com alguns dos setores mais pujantes da nossa Eurorregião, como a automação, o aeroespacial, o trabalho conjunto em biotecnologia marinha, e também do potencial da Galiza e do Norte de Portugal no desenvolvimento de projetos de energias renováveis, com o especial destaque para as eólicas marinhas;
  5. Continuar a incentivar a cultura na Eurorregião, através da ampliação da aposta do projeto Nortear e a colaboração na promoção e difusão dos Caminhos portugueses a Santiago.
  6. Apostar no setor do turismo conjunto, tendo em vista conseguir, em 2023, a materialização de um cluster de Turismo Transfronteiriço.


Voltar ao Topo da Página