Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Portugal vai ter um centro de terapia do cancro com protões instalado no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO)


No IPO do Porto nascerá o Centro Nacional de Protonterapia. A CCDR NORTE é uma das instituições associadas ao consórcio promotor do investimento, cujo protocolo de cooperação foi assinado no passado dia 24 de outubro na presença do Primeiro-ministro, Luís Montenegro, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do Ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.


Para António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, “este investimento colocará o Norte na vanguarda do tratamento oncológico e da inovação em saúde”.


Este equipamento fará recurso de radioterapia com protões, tecnologia inovadora de maior precisão e com menos efeitos secundários do que a radioterapia convencional atualmente inexistente em Portugal.


O primeiro centro nacional de protonterapia contará com o apoio do NORTE 2030 para a construção da infraestrutura, na ordem dos 17 milhões de euros, e de um apoio de 80 milhões de euros para compra de equipamentos, doado pela Fundação Amancio Ortega ao IPO do Porto.

Voltar ao Topo da Página