Portugal vai ter um centro de terapia do cancro com protões instalado no Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO)
No IPO do Porto nascerá o Centro Nacional de Protonterapia. A CCDR NORTE é uma das instituições associadas ao consórcio promotor do investimento, cujo protocolo de cooperação foi assinado no passado dia 24 de outubro na presença do Primeiro-ministro, Luís Montenegro, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e do Ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Para António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, “este investimento colocará o Norte na vanguarda do tratamento oncológico e da inovação em saúde”.
Este equipamento fará recurso de radioterapia com protões, tecnologia inovadora de maior precisão e com menos efeitos secundários do que a radioterapia convencional atualmente inexistente em Portugal.
O primeiro centro nacional de protonterapia contará com o apoio do NORTE 2030 para a construção da infraestrutura, na ordem dos 17 milhões de euros, e de um apoio de 80 milhões de euros para compra de equipamentos, doado pela Fundação Amancio Ortega ao IPO do Porto.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
CCDR NORTE lança “Corografia sentimental: um dicionário toponímic... 13 fevereiro 2026
