Estreia a 13 de março de 2026, às 21h30, no Teatro de Vila Real, a ópera Amor de Perdição, uma encomenda da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR NORTE), integrada na programação oficial do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco.
Ao longo do último ano, a CCDR NORTE promoveu um vasto e diversificado programa cultural e artístico em homenagem a uma das figuras maiores da literatura portuguesa, afirmando Camilo como autor central da identidade cultural do Norte e do país. A estreia desta criação operática assinala o momento culminante e de encerramento dessas comemorações.
Com música de Fernando C. Lapa e libreto de Eduarda Freitas, a partir do romance homónimo de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição propõe uma leitura contemporânea de um clássico intemporal da literatura portuguesa. A obra revisita os constrangimentos sociais, morais e legais que moldam o destino individual e coletivo, colocando no centro da reflexão uma pergunta que permanece atual: quem decreta, afinal, o amor?
A encenação assume um registo minimalista, sustentado por três solistas, coro e ensemble, privilegiando a intensidade dramática da palavra e da expressão vocal. Esta opção estética reforça a atualidade do universo camiliano e estabelece uma ponte entre o património literário e a criação musical contemporânea, convocando públicos de diferentes gerações.
Para além da estreia, estão previstas récitas no dia 14 de março, às 21h30, e no dia 15 de março, às 17h. A ópera Amor de Perdição afirma-se, assim, como um momento de síntese, celebração e reflexão, encerrando simbolicamente as comemorações do bicentenário de Camilo Castelo Branco e reafirmando o compromisso da CCDR NORTE com a valorização da cultura, da criação artística e da memória literária do território.
Últimas Notícias
Agenda
-
24.º Aniversário do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial 14 dezembro 2025
-
Iniciativa Urbana Europeia | EUI Ações Inovadoras – Sessão nacion... 09 dezembro 2025
-
NORTE 2030 – Mais e Melhor Gestão de Água a Norte 09 dezembro 2025
