Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Presentes na cerimónia, no Palácio de Belém, estiveram Leonor Beleza, o General António Ramalho Eanes e a mulher, Aníbal Cavaco Silva e a mulher e, ainda, o Reitor da Universidade do Porto.


A sua obra encontra-se em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud, em Lisboa e pode ser vista até 31 de dezembro, numa oportunidade única para visitar a pintura a óleo uma das mais notáveis pintoras portuguesas de sempre.

A exposição pode ser visitada até sábado, das 12h às 20h, com entrada livre, tem como curadora Fabíola Passos, filha da artista. Estão expostos 80 óleos de coleções públicas e privadas que têm visibilidade pela primeira vez numa retrospetiva que nos leva a conhecer o seu processo intenso, criativo e inconfundível daquela que, mais do que pintora, foi uma poderosa criadora.

A maioria das pinturas são parte de coleções institucionais e privadas, como Mário Cláudio, David Mourão-Ferreira, Miguel Cadilhe, António Barreto, Maria Barroso-Mário Soares e provenientes de instituições como o Centro de Arte Moderna -- Fundação Calouste Gulbenkian, Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Fundação Oriente, Fundação Millennium BCP, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Coleção Berardo, Universidade do Porto, Tribunal de Contas, Tribunal Constitucional, Procuradoria-Geral da República e Fundação Champalimaud.

Também foi editado um livro retrospetivo (em bilingue) com o texto “Uma imaginação poderosa” da Catedrática Raquel Henriques da Silva, profusamente paginado com pinturas e excertos de escritores e historiadores que se debruçaram sobre a sua obra, como Saramago, António Alçada Baptista, Vasco Graça Moura, Eduardo Prado Coelho, Lídia Jorge, Mia Couto, Jose-Augusto França.

A Pintora do Porto nasceu em 1944, onde cresceu, estudou, pintou e viveu até ao seu último dia. Foi no Porto que construiu a sua Casa/atelier, projecto de Álvaro Siza, um lugar que é um mundo próprio. É no Porto, na Lapa, onde que está sepultada e onde se encontra o seu último Desenho gravado na parede principal.

Licenciou-se na ESBAP, atual FBAUP, com 19 valores a Pintura. Começou a expor em 1976. A sua obra foi divulgada pelo mundo. Faleceu a 19 de outubro de 2021, aos 77 anos, rodeada pelos seus companheiros fiéis, a sua filha Fabíola e o seu cão Goji.


Voltar ao Topo da Página