Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

“O coração faz milagres e, se não faz milagres, concebe desejos prodigiosamente extravagantes.” A frase de Camilo Castelo Branco dá o mote ao novo mural artístico que homenageia o escritor e que se estende ao longo de mais de 120 metros de parede, em torno da sede da CCDR NORTE, no Campo Alegre, no Porto.


Inaugurada esta tarde, a intervenção conta com curadoria de Frederico Draw e resulta da visão de Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR NORTE e coordenador do projeto. Como o próprio afirma: “Camilo passa a dispor de um grande ecrã de arte urbana na sua cidade, o Porto. Um mural que marcará a paisagem com referências camilianas, reimaginadas de forma contemporânea. Uma interpelação provocadora, extravagante, dramática e romanesca aos transeuntes e automobilistas do Porto. Esperamos que conquiste também novos leitores.”


Para António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, “Camilo Castelo Branco é uma figura maior da literatura portuguesa e um símbolo profundo da identidade cultural do Norte. Esta homenagem reforça a ligação entre o património literário da região e a sua expressão artística contemporânea.”


Com a participação de 13 artistas urbanos, o mural é uma celebração visual da literatura, da cidade e da arte pública:

Virus, Daniel Africano, Mariana Malhão, Mesk, Sphiza, Leonor Violeta, Mots, Patrícia Trindade, Francisco Fonseca, Daniel Eime, Godmess, Ana Seixas, Ruído — sob a curadoria de Frederico Draw — deram cor e vida a esta homenagem camiliana em grande escala.


Uma nova paragem obrigatória na paisagem urbana da cidade do Porto!


Voltar ao Topo da Página