Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile


A CCDR NORTE marcou presença, nos dias 21 e 22 de junho, na celebração do 10⁰ aniversário da inscrição da Paisagem Vinhateira de Piedmont: Langhe-Roero Monferrato, na lista de Património Mundial da UNESCO.


Através da organização do Fórum Food & Wine Tourism, esta comemoração foi uma oportunidade profícua para um debate que teve subjacente o diálogo de boas práticas na valorização e gestão de sistemas patrimoniais complexos, como as paisagens culturais reconhecidas pela UNESCO.


O painel contou com a participação do Gabinete Técnico da Missão Douro da CCDR NORTE, representado pela Chefe de Divisão, Helena Teles. Este momento possibilitou a análise das potencialidades e desafios atuais no desenho de planos de gestão que, cumulativamente, atendam ao envolvimento das comunidades e a temáticas pertinentes para o campo da salvaguarda do património.


Com o tema norteador das alterações climáticas, foi destacada a importância da preservação do património cultural e a sua utilização sustentável, do direito ao património cultural, da diversidade de interpretações, da promoção da diversidade cultural e da participação democrática.


Ao longo do painel, as abordagens de gestão baseadas na paisagem como mais-valia para a ação climática foram também avaliadas, sendo enfatizado o papel das Avaliações de Impacte Patrimonial numa gestão que acompanhe o conceito evolutivo e adaptativo de património, incluindo o tangível e o intangível. Além disso, foi ainda lembrada a necessidade de abordagens integradas que potencializem os processos de desenvolvimento económico, político, social e cultural, bem como o campo do ordenamento do território, atendendo à relação entre o ambiente, o património e a qualidade de vida.


Neste fórum marcaram, igualmente, presença os representantes de Paisagens Vinhateiras como Champagne e Borgonha em França; Portovenere e Cinque Terre em Itália; Tukaj na Hungria, ou Vale do Médio Reno, na Alemanha.


Voltar ao Topo da Página