Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR Norte acolheu, nos dias 20 e 21 de junho, uma delegação da OCDE no âmbito do projeto “Repensar a atratividade regional para uma globalização verde e inclusiva”. Esta iniciativa, que conta com o apoio da DG REGIO da Comissão Europeia, visa capacitar onze regiões de seis países europeus, a saber, Grécia, Itália, Letónia, Polónia, Portugal e Espanha, a repensar as suas estratégias de atratividade.

Trata-se de um projeto que tem como objetivo geral fornecer aos decisores políticos uma análise estatística sólida, apresentada num compasso de atratividade regional, e um aconselhamento político abrangente sobre a forma como a atração de públicos-alvo internacionais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da sua região.

O primeiro dia de trabalhos foi marcado por um conjunto de reuniões promovidas pela delegação da OCDE em torno de três grandes temas: Investimento, Talento e Visitantes.
Estas sessões decorreram na CCDR-NORTE e contaram com a participação de vários atores regionais, incluindo as entidades intermunicipais, várias associações empresariais e turísticas, centros de investigação e fundações.
No segundo dia a delegação da OCDE fez uma visita técnica ao Município de Braga, onde visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e uma empresa líder na criação de experiências interativas e sinalética digital em espaços públicos.

 As informações recolhidas durante a missão da OCDE no Norte vão ser decisivas para completar as componentes quantitativa e qualitativa do projeto “Repensar a Atratividade Regional” que permitirá à OCDE produzir um breve estudo de caso para cada região, que será publicado em Português e Inglês.

Voltar ao Topo da Página