A CCDR NORTE vai celebrar o Dia da Europa, que se assinala esta sexta-feira, 9 de maio, com um programa cultural protagonizado pela Companhia de Ballet do Douro e pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, do concelho de Sernancelhe, duas instituições artísticas que beneficiaram recentemente de financiamento europeu no âmbito do programa Norte 2020.
As comemorações são abertas ao público e decorrem a partir das 17h00, nos jardins da CCDR NORTE, na Rua Rainha Dona Estefânia, no Porto.
Para além do espetáculo cultural, o programa conta ainda com uma mostra de produtos inovadores da Região, apresentados por empresas beneficiárias de apoio europeu. A exposição tem como objetivo valorizar os recursos locais, incentivando o empreendedorismo e a sustentabilidade no Norte.
Assim, enquanto assistem a um espetáculo colaborativo único que visa celebrar a riqueza cultural da Região, os visitantes terão a oportunidade de conhecer projetos inovadores que alavancam o potencial económico e cultural do Norte.
A abertura do evento contará com as intervenções do Presidente e do Vice-Presidente da CCDR NORTE, António Cunha e Jorge Sobrado. Estarão presentes diversas figuras institucionais do panorama nacional e europeu.
O Dia da Europa é uma ocasião para refletir sobre os valores da União Europeia, como a solidariedade, a paz e a cooperação, e através deste evento a CCDRNORTE reafirma o seu papel fundamental na promoção dessas ideias na Região. A CCDR NORTE reitera a importância de uma Europa unida e diversa, onde cada Região contribui para um futuro mais próspero e sustentável.
Refira-se que o Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio. A data assinala o aniversário da «Declaração Schuman», uma proposta histórica feita em 1950 por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, que lançou as bases da cooperação europeia.
Neste ano de 2025, o Dia da Europa é uma ocasião especial, uma vez que celebramos o septuagésimo quinto aniversário da Declaração Schuman.
Últimas Notícias
-
Gestão de Recursos Hídricos –... Norte investe 33,5 milhões de euros na prevenção de inundações em...
-
Área Metropolitana do Porto CCDR NORTE reúne com a Área Metropolitana do Porto e destaca inve...
-
Linha de Alta Velocidade de Tr... Assinado acordo para estudos de viabilidade da Linha de Alta Velo...
Agenda
-
-
Visita à Casa e Quinta de S. Gens com Joel Cleto 26 julho 2025
-
Formações CCR NORTE - Centro de Competências Regional 17 julho 2025 - 24 julho 2025