Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Segundo dados do EU Regional Competitiveness Index (RCI) 2.0 de 2022, o NORTE é uma das regiões europeias que demonstrou maior evolução no índice de competitividade.


É a quinta edição que a União Europeia publica do RCI, que tem como propósito aferir a capacidade de cada região de oferecer um ambiente atrativo para empresas e habitantes viverem e trabalharem. Desde a sua primeira edição, em 2010, o RCI transformou-se num índice amplamente utilizado.


Fazendo uma análise dos indicadores que compõem o RCI, verificamos que a “Inovação” se destaca como campo mais forte do NORTE, onde obtém uma classificação que o posiciona acima da média da União Europeia.


Analisando a evolução dos indicadores avaliados nesta região, observou-se que as áreas relacionadas com a saúde, educação, condições tecnológicas e competências digitais foram as que registaram variações positivas mais acentuadas.


Em suma, verifica-se que a competitividade do NORTE melhorou em resultado do reforço de vários indicadores, como a qualidade e imparcialidade no fornecimento de serviços públicos, a digitalização da administração pública, a defesa dos direitos de propriedade intelectual, a estabilidade macroeconómica nacional (para a qual o Norte deu forte contributo), a esperança de vida, a menor taxa de mortalidade, a população com o ensino superior, a aprendizagem ao longo da vida, a taxa de emprego, a redução do desemprego, incluindo de longo-prazo, o aumento da produtividade do trabalho, a convergência das taxas de emprego masculina e feminina, o acesso e compras através da internet, o aumento das competências digitais, o emprego em serviços do terciário superior,  a colaboração das empresas para a inovação, a inovação de marketing e organizacional, o emprego em setor intensivos em tecnologia e conhecimento, o registo de marcas, o aumento da proporção das receitas com produtos inovadores para a empresa e para o mercado.


O Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, participou esta segunda-feira, em Bruxelas, no Comité das Regiões, no evento de lançamento do RCI 2.0 2022.

Voltar ao Topo da Página