Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Dirigente da CCDR NORTE, IP entre 2021 e 2022 e quadro superior desta instituição desde 1999, Jorge Sobrado foi, desde dezembro de 2022 até fevereiro deste ano, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, no Município do Porto, onde exerceu ainda funções de Diretor Municipal de Cultura e Património, em regime de substituição. Regressa agora à CCDR NORTE, IP para assumir as funções de Vice-Presidente para as áreas da Cultura e Património, Cooperação e Comunicação.


Este regresso acontece no contexto do reforço de competências das CCDR IP, consagrada pela entrada em vigor dos novos estatutos, a de 1 de janeiro deste ano. Nesta nova configuração, a Cultura e Património são uma das áreas de competência que a CCDR NORTE, IP passa a exercer, assumindo a sua governação regional em eixos como a salvaguarda e valorização do património, a programação e promoção cultural, o apoio ao associativismo e a capacitação do ecossistema criativo, o incentivo à leitura e o acesso à informação, a promoção do mecetano cultural e a divulgação de oportunidades de financiamento, entre outras.


A promoção da cooperação transfronteiriça da Região Norte e da cooperação europeia estará também no âmbito das atribuições do Vice-presidente.


Natural do Porto, e licenciado em Ciências da Comunicação, Jorge Sobrado é professor convidado em diversas instituições de Ensino Superior.


Enquanto diretor do Museu e Bibliotecas do Porto e Diretor Municipal de Cultura e Património, procedeu à reformulação da estratégia do Museu e Bibliotecas do Porto e a uma nova fase da sua dinamização. Entre 2017 e 2021, foi Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial do Município de Viseu, onde trabalhava desde 2013, como Adjunto do Presidente da Câmara.


Em 2021 e 2022, foi dirigente da CCDR NORTE, IP, com as responsabilidades de Estratégia e Relações Institucionais, e de coordenação das estratégias regionais de Cultura e Turismo.

Voltar ao Topo da Página