Os jardins da CCDR-NORTE voltaram a abrir-se, na tarde desta quinta-feira, para receber a segunda de quatro conversas literárias “Um Brinde a Agustina”, em homenagem à escritora e vizinha nortenha Agustina Bessa-Luís.
O encontro, intitulado “Os Limites da Biografia e da Ficção”, contou com a participação de Francisco José Viegas, de Mário Cláudio e de Joaquim Vieira, com a moderação de Helena Teixeira da Silva. Conforme sugere o título, o encontro propôs-se a responder a duas questões fundamentais: “Quanto de verdade há na ficção? Quanto de ficção há no relato de uma vida?”.
O evento recebeu ainda a estreia da primeira de quatro Oficinas Artísticas, que decorrem até à última conversa, dedicada à Escrita Criativa. A primeira oficina permitiu explorar e trabalhar o processo criativo da escrita dos participantes, dando a conhecer ferramentas de criação narrativa para que os intervenientes descubram em si mesmos os instrumentos necessários para se expressarem através das palavras, sem preocupações com géneros, formas e teorias literárias.
Durante o programa, foi ainda dada continuidade à execução de uma tela alusiva a Agustina Bessa-Luís, que conta com a participação de todos os presentes no evento, ao longo das quatro sessões.
Até junho, estão previstos mais três encontros do ciclo de conversas “Um Brinde a Agustina”. Mais informações aqui.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
CCDR NORTE lança “Corografia sentimental: um dicionário toponímic... 13 fevereiro 2026
