Realizou-se no Porto, tendo o Norte como anfitrião, a reunião do Comité de Acompanhamento do programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, encontro marcado pela aprovação, por unanimidade, da “Convocatória do Porto”.
Este novo concurso para projetos de cooperação transfronteiriça para oito regiões de Portugal e Espanha, entre as quais as do Norte, Galiza e Castela e Leão, dispõe de um orçamento de fundos europeus de perto de 111 milhões de euros.
Esta convocatória será oficialmente aberta a 15 de janeiro de 2025, encerrando a 14 de março.
“A convocatória do Porto reabre e relança este importante programa em 2025, que tem uma ação de tónico e ativador socioeconómico e cultural nas regiões de fronteira ibéricas, como são os casos do Norte, Galiza Castela e Leão”, afirmou o Vice-presidente da CCDR NORTE para a Cooperação, Jorge Sobrado.
Estima-se que o novo ciclo de candidaturas irá assegurar um investimento global superior a 147 milhões de euros, promovendo a renovação da cooperação transfronteiriça, essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentável das regiões fronteiriças de ambos os países.
Além da aprovação da convocatória, a reunião proporcionou a apresentação do ponto de situação do programa, abordando os avanços na sua execução e discutindo as ações futuras.
O Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, foi anfitrião deste comité, que contou com a presença de representantes das regiões e autoridades nacionais dos dois países.
O POCTEP é um programa cofinanciado pela União Europeia com o objetivo de promover a cooperação territorial entre as regiões fronteiriças de Espanha e Portugal. Através deste programa, são apoiados projetos que estimulam a inovação, sustentabilidade, competitividade e integração entre os dois países, com um impacto direto no desenvolvimento económico e social dessas regiões.
Últimas Notícias
Agenda
-
Tertúlias de Camilo arrancam na Livraria Lello dia 22 de maio, pe... 20 maio 2025 - 22 maio 2025
-
Webinares de divulgação da iniciativa e de promoção da geração de... 22 maio 2025 - 17 junho 2025
-
Visita à Quinta de S. Gens 19 maio 2025