Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Realizou-se no Porto, tendo o Norte como anfitrião, a reunião do Comité de Acompanhamento do programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, encontro marcado pela aprovação, por unanimidade, da “Convocatória do Porto”.

Este novo concurso para projetos de cooperação transfronteiriça para oito regiões de Portugal e Espanha, entre as quais as do Norte, Galiza e Castela e Leão, dispõe de um orçamento de fundos europeus de perto de 111 milhões de euros.

Esta convocatória será oficialmente aberta a 15 de janeiro de 2025, encerrando a 14 de março.

“A convocatória do Porto reabre e relança este importante programa em 2025, que tem uma ação de tónico e ativador socioeconómico e cultural nas regiões de fronteira ibéricas, como são os casos do Norte, Galiza Castela e Leão”, afirmou o Vice-presidente da CCDR NORTE para a Cooperação, Jorge Sobrado.

Estima-se que o novo ciclo de candidaturas irá assegurar um investimento global superior a 147 milhões de euros, promovendo a renovação da cooperação transfronteiriça, essencial para o desenvolvimento económico, social e cultural sustentável das regiões fronteiriças de ambos os países.

Além da aprovação da convocatória, a reunião proporcionou a apresentação do ponto de situação do programa, abordando os avanços na sua execução e discutindo as ações futuras.

O Presidente da CCDR NORTE, António Cunha, foi anfitrião deste comité, que contou com a presença de representantes das regiões e autoridades nacionais dos dois países.

O POCTEP é um programa cofinanciado pela União Europeia com o objetivo de promover a cooperação territorial entre as regiões fronteiriças de Espanha e Portugal. Através deste programa, são apoiados projetos que estimulam a inovação, sustentabilidade, competitividade e integração entre os dois países, com um impacto direto no desenvolvimento económico e social dessas regiões.

Voltar ao Topo da Página