Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Decorreu esta segunda-feira, 13 de março, a Assembleia Participativa do NORTE sobre a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

 

O evento contou com a participação do Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e de 40 participantes dos vários quadrantes da sociedade civil.

 

Durante o período da tarde, decorreu uma visita às empresas Kyaia, Casais e Riopele, que trabalham com foco nos ODS.

 

Em 2015, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi aprovada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta agenda universal assenta em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) subdivididos em 169 metas e pretendeu definir um plano de ação centrado nas pessoas, no planeta, na prosperidade, na paz e nas parcerias, com o objetivo final de acelerar o desenvolvimento sustentável. 


Após o primeiro Relatório Voluntário Nacional (RVN), apresentado em 2017, Portugal anunciou a vontade de apresentar um novo RVN, no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, em julho de 2023.


O RVN 2023 pretende avaliar de forma crítica os desafios e progressos registados, atuando como catalisador para um novo ciclo de implementação dos ODS, ao nível nacional e subnacional (regional e local), através de uma abordagem a todos os níveis de governo e de toda a sociedade.


No contexto da elaboração RVN 2023, a participação e auscultação da sociedade civil foi vista como essencial. No sentido de garantir uma discussão substantiva, decidiu-se pela organização de Assembleias Participativas em todo o País.

Voltar ao Topo da Página