As gravuras rupestres no Monte de Góios, em Caminha, estão em vias de classificação como monumento nacional, por proposta do Património Cultural, I.P. à Secretaria de Estado da Cultura. A decisão é fundamentada numa proposta da secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional da Cultura, que mereceu a concordância da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em dezembro de 2023.
A área a classificar abrange as freguesias de Lanhelas e Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.
Até 20 de junho, a proposta de classificação encontra-se em Consulta Pública (disponível aqui), sendo que as observações dos interessados devem ser apresentadas junto da Unidade de Cultura da CCDR NORTE.
De acordo com o Município de Caminha, desde o século XIX que são conhecidos testemunhos de arte rupestre no Monte de Góios, o que culminou com a classificação da Laje das Fogaças como Monumento Nacional já em 1974.
Últimas Notícias
-
Conselho Diretivo CCDR NORTE aprova delegação de competências e reforça modelo de g... -
-
Alojamento estudantil NORTE 2030 passa a apoiar residências estudantis e reforça papel...
Agenda
-
Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2026 realiza-se em Guimarães 17 junho 2026 - 19 junho 2026
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
VII Encontro Nacional do Turismo de Habitação 29 maio 2026
