Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

No Dia da Europa, a CCDR-NORTE dá nota de que desde o arranque do PT2020, em 2014, os fundos europeus representam 10 mil milhões de euros investidos no NORTE. A aposta em mais de 43 mil projetos, públicos e privados, tem como objetivo o desenvolvimento integrado e sustentável da Região, através da promoção da sua competitividade e da coesão territorial.


Destes fundos provenientes da União Europeia, mais de metade foram investidos no Programa Operacional Regional NORTE 2020, gerido pela CCDR-NORTE (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do NORTE), que beneficiou 13.076 projetos em 3,4 mil milhões de euros. A tipologia de apoio do NORTE 2020 que contou com o maior número de projetos aprovados, 2825 no total, foi a “Inovação Empresarial e Empreendedorismo”, seguida da “Qualificação e Internacionalização” com 2731 projetos aprovados. As tipologias de apoio à criação de emprego e de qualificação de recursos humanos merecem também destaque no quadro NORTE 2020.


Já o Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI) reuniu o maior número de projetos, mais de metade do total, com 23.744. A estes projetos correspondem mais de 2 mil milhões de euros provenientes dos fundos europeus.


Dos restantes programas que integram o PT2020, assinalam-se o Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE) com um investimento de fundos europeus correspondente a mais de mil milhões de euros destinados a 2314 projetos; o Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que obteve um investimento de mais de quase 700 milhões de euros provenientes de fundos europeus, com 727 projetos; e o Programa Operacional do Capital Humano (POCH), com mais de 2 mil milhões de euros, dedicados a mais de 3512 projetos.


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”, que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com esta proposta.

Voltar ao Topo da Página