A Fortaleza de Valença é, oficialmente, candidata a Património Mundial da UNESCO, através da formalização de uma candidatura conjunta dos Municípios de Valença (Norte), Almeida (Centro) e Marvão (Alentejo).
Concretizada através de uma iniciativa conjunta denominada “Fortalezas Abaluartadas da Raia”, este projeto colaborativo, que envolve as comunidades locais dos três concelhos, constitui um marco histórico na salvaguarda deste património arquitetónico.
A Fortaleza de Valença, um exemplo notável da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, é parte integrante deste património, juntamente com a Fortaleza de Marvão e a Praça-forte de Almeida. Estes sistemas de defesa representam o sistema de defesa da linha de fronteira e abaluartado, destacando a sua importância histórica e estratégica.
Mais de uma década após o início do processo, a CCDR NORTE apoia e congratula o Município de Valença por esta candidatura.
Segundo o Vice-Presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, “a CCDR NORTE apoia o Município de Valença na sua ambição. Estamos perante uma das mais notáveis fortalezas de fronteira europeias, testemunho da arquitetura militar e símbolo de uma comunidade e do seu sentido de pertença a um património”, disse.
Últimas Notícias
Agenda
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
III Jornadas de Direito Administrativo 10 abril 2026 - 11 abril 2026
-
CCDR NORTE lança “Corografia sentimental: um dicionário toponímic... 13 fevereiro 2026
