Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O mercado de trabalho no Norte de Portugal apresenta sinais positivos, com um aumento significativo de 12,4% no emprego de pessoas com ensino superior no 4.º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este acréscimo representa 65.200 novos postos de trabalho, refletindo uma valorização crescente do ensino superior na Região.


Os dados estão patentes no relatório trimestral “Norte Conjuntura”, lançado pela CCDR NORTE e que apresenta as tendências da evolução económica na Região.


De acordo com a publicação que está disponível on-line em www.ccdr-n.pt/norte-conjuntura, em termos gerais, a população empregada total no Norte também cresceu, registando um aumento de 2,1%, superando o crescimento nacional de 1,3%. Este desempenho sugere uma recuperação mais robusta do emprego na região, destacando a resiliência do mercado de trabalho do Norte.


Por sua vez, a taxa de desemprego foi de 6,9% no 4.º trimestre de 2024, uma redução de 0,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, essa taxa ainda se mantém acima da média nacional, que é de 6,7%.


Além disso, o salário líquido médio dos trabalhadores por conta de outrem no Norte cresceu 8,3% em termos reais, atingindo 1.117 euros. Em comparação, a variação real a nível nacional foi de 9,5%, com um salário médio de 1.184 euros.


As exportações de bens do Norte também mostraram um crescimento de 1,8% no 4.º trimestre de 2024, abaixo do aumento de 4,0% observado em Portugal.


No setor do turismo, as dormidas em estabelecimentos turísticos na região cresceram 7,9%, em comparação com o mesmo período de 2023, superando o aumento de 4,7% a nível nacional.


A inflação no Norte subiu para 2,9% no 4.º trimestre de 2024, acelerando em relação aos 2,5% do trimestre anterior, enquanto a inflação nacional foi de 2,6%.


No setor da construção, os edifícios licenciados no Norte aumentaram 23,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando o crescimento nacional de 22,5%.


Por fim, o valor dos novos empréstimos às empresas na região cresceu 19,8%, apesar de uma ligeira redução de 0,8% na dívida das empresas, principalmente devido a amortizações.


Estes dados indicam um panorama otimista para a economia do Norte, com um mercado de trabalho em recuperação e setores estratégicos a mostrarem crescimento. Os edifícios licenciados no Norte aumentaram 23,6% no 4º trimestre de 2024 face ao período homólogo do ano transato, acima do crescimento a nível nacional, que foi de 22,5%.


Refira-se que o relatório "Norte Conjuntura" reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.

Voltar ao Topo da Página