Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Diana Teixeira, natural de Felgueiras e com 31 anos, é a vencedora da edição 2025 do Prémio Literário NORTEAR de relato curto para jovens escritores. A autora conquistou o júri com o conto “Voltar e Não Ser. Memórias de uma raia interior”.


“Saber que me foi atribuído o prémio encheu-me de orgulho (embora que de um pouco de incredulidade também). Escrevi sobre fronteiras porque sempre acreditei que o mais importante não é o que nos separa, mas o que nos une. Hoje, quando se voltam a levantar muros na Europa e no mundo, receber esta distinção por uma obra que defende a ponte em vez do muro, o abraço em vez da vedação, enche-me de esperança. Porque no fim, venhamos de onde viermos, falamos a mesma língua quando choramos, quando amamos, quando temos medo. E é essa língua comum, sem fronteiras, que eu quis celebrar”, referiu Diana Teixeira.


Nesta edição, participaram 75 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal. O prémio, que alia incentivo financeiro e publicação bilingue, reforça o papel do NORTEAR como polo de referência para a criação literária transfronteiriça.

O júri da edição 2025 foi presidido por Nuno Almeida, da Direção da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT, e contou com a participação de María López Sandez, escritora, académica de número da Real Academia Galega; João Ribeiro da Silva, Chefe de divisão de programação e promoção cultural da CCDR-Norte; Ramón Nicolás, professor do ensino superior e crítico literário; e Carlos Lopes, Editor. André Rodrigues, igualmente da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT exerceu as funções de secretário.


Para o júri, “Voltar e Não Ser. Memórias de uma raia interior” destacou-se pela sua qualidade literária excecional. O texto poético e introspetivo combina autenticidade e profundidade, explorando temas como identidade, pertença e fronteira. Estruturada em seis capítulos e um epílogo, a narrativa entrelaça autobiografia, reflexão cultural e crítica social, equilibrando lirismo e rigor narrativo, referem.


Com 11 edições de sucesso, o Prémio NORTEAR já recebeu 551 obras de jovens escritores entre os 16 e 36 anos dos dois territórios, consolidando-se como um espaço cultural único e partilhado na Eurorregião.


Trata-se de uma iniciativa conjunta da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, AECT, da Consellería de Cultura, Língua e Xuventude da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE. A distinção inclui uma dotação financeira de 3.000€ e a publicação da obra em português e galego. Cofinanciado pela União Europeia através do INTERREG España-Portugal VI A (POCTEP), é um exemplo de cooperação transfronteiriça em matéria cultural na Europa.

Voltar ao Topo da Página