Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Confederação Empresarial da Região do Minho (ConfMinho) e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (GNP - AECT) assinaram esta quarta-feira, em Vila Nova de Famalicão, um protocolo que visa fortalecer o desenvolvimento socioeconómico do Norte de Portugal e da Galiza e criar vínculos de união entre entidades transfronteiriças, promovendo iniciativas conjuntas.


Com este protocolo, a ConfMinho e GNP – AECT comprometem-se a promover contactos e aproximar as empresas da Eurorregião, facilitando ações conjuntas que eliminem obstáculos à livre circulação transfronteiriça, a estudar a possibilidade de apresentar candidaturas conjuntas a fundos europeus e ainda a promover as potencialidades da Eurorregião, difundindo as atividades em que as instituições participem nos seus canais de comunicação.


Para o presidente da CCDR-NORTE e da Eurorregião, António Cunha, este acordo “confirma a vocação de cooperação das duas instituições e aponta sentidos de futuro promissores”, acrescentando que “a nova estratégia da Eurorregião para 2030, a RIS3 Transfronteiriça e o futuro Programa de Cooperação Territorial entre Espanha e Portugal (o POCTEP) constituem oportunidades renovadas para a nossa cooperação e o nosso metabolismo comum, em áreas estratégicas”.


Concretizando a que áreas estratégicas aludia, explicou referir-se “à mobilidade transfronteiriça, incluindo a laboral, e nesse contexto à indispensável e urgente consagração pelos nossos Estados do estatuto do trabalhador transfronteiriço. Refiro-me a parcerias nos setores das energias renováveis, do Automóvel e do Aeroespacial, do Mar, do Turismo, da Cultura e das Indústrias Criativas. Refiro-me à interação em projetos comuns de industrialização avançada e de descarbonização. Refiro-me ao acesso conjunto e articulado a financiamento europeu.”


O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, com sede em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha, engloba a Xunta de Galicia e CCDR-NORTE, e tem como objetivo fomentar a cooperação transfronteiriça e desenvolver os territórios da fronteira.


A ConfMinho foi constituída em 2021, englobando a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Conselho Empresarial da Região do Cávado e Ave (CEDRAC).

Voltar ao Topo da Página