Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

Até 25 de abril de 2025, celebram-se os 50 anos da liberdade e democracia conquistada com a Revolução dos Cravos. Antes da revolução eclodir na rua, num golpe ao regime, a mudança construiu-se em atos de resistência, conspiração e debate de ideias. Um pouco por todo o Norte, cafés e botequins foram espaços de abrigo e troca de ideários e correntes políticas, de agitações e atos conspirativos, promovidos por artistas, escritores, intelectuais, jornalistas e operários, assim como por partidos e movimentos na clandestinidade.


O ciclo “Tertúlias de Café” promovido pela CCDR NORTE ao longo de 2024, está de regresso com uma atividade a decorrer no próximo dia 27 de março, pelas 21h00, no Café Sport, em Chaves.


A sessão dedicada ao tema “Território” será moderada por Jorge Sobrado, Vice-Presidente da CCDR NORTE para a Cultura e o Património, e contará com a participação de Aida Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, e Celeste Pereira, fundadora da Greengrape e do alltodouro.com, projetos dedicados à comunicação de iniciativas de turismo, vinhos, gastronomia e cultura.


Segundo Jorge Sobrado “a coesão e desenvolvimento com equidade do território foram e são desígnios de Abril. Fenómenos como a desigualdade de oportunidades, a emigração ou a assimetria de qualidade de vida marcaram o pós-revolução.” E acrescenta: “Nesta tertúlia falaremos sobre como esses desígnios se mantêm atuais ou que dimensões ou desafios adquiriram, com especial expressão nos chamados territórios periféricos ou da interioridade.”


A tertúlia realiza-se num local emblemático da cidade e será um momento de diálogo aberto, com entrada livre e aberta à Comunicação Social.


Voltar ao Topo da Página