Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) I.P. realizou, esta terça-feira, no Altice Forum Braga, o Seminário “Programas de Gestão Direta da Comissão Europeia: Que financiamentos no ciclo 2021-27?”. No evento, que contou com cerca de 1000 participantes, intervieram, entre outros, o Presidente da CCDR-NORTE, I.P., António M. Cunha, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


No âmbito do novo ciclo de financiamento comunitário 2021-2027, este Seminário surgiu na sequência do evento congénere que teve lugar em julho, em Santa Maria da Feira, no qual foram apresentados os principais instrumentos de financiamento da Estratégia NORTE 2030. Agora, a CCDR-NORTE, I.P. deu a conhecer os programas de gestão direta da Comissão Europeia (complementares aos geridos a nível nacional), bem como os associados à Cooperação Territorial Europeia.


Em quatro Sessões Paralelas, dedicadas aos temas Competitividade, Tecnologia e Inovação; Cooperação Europeia e Internacional; Criatividade, Conectividade e Ambiente, e ainda Qualificação, Emprego e Inclusão Social, foram apresentados cerca de 20 programas de financiamento.


Na ótica de António M. Cunha, “estes programas constituem importantes oportunidades para alavancar o investimento no Norte e no País”, por representarem oportunidades de investimento “que incidem em áreas muito diversas, desde a competitividade, a inovação e a criatividade, passando pelo ambiente, pelo emprego e inclusão social, até temáticas da cooperação europeia e internacional”.


“Juntamente com o instrumento de recuperação Next Generation EU, o orçamento de longo prazo da UE para 2021-27 apoia a recuperação após a pandemia de COVID-19 e as prioridades da UE a longo prazo em diferentes domínios de intervenção”, frisou o Presidente da CCDR-NORTE, I.P., acrescentando que “o pacote financeiro global combina 1.216 mil milhões de Euros ao abrigo do quadro financeiro plurianual e 807 mil milhões ao abrigo do instrumento extraordinário de recuperação, o Next Generation EU”, e que juntos “perfazem um total de 2.020 mil milhões de Euros”.


Fazendo alusão aos renovados estatutos e competências das Comissões de Coordenação, em concreto da CCDR-NORTE, I.P., António M. Cunha mostrou-se confiante de que “o novo modelo de organização interna (das Comissões), que estará explanado nos estatutos que devem ser aprovados brevemente, possam contribuir para uma abordagem consequente na promoção do debate aberto com os atores regionais sobre o reposicionamento da Região, nomeadamente no que diz respeito ao conhecimento e à participação em Programas de Gestão Direta e da Cooperação Territorial Europeia”.

Voltar ao Topo da Página