A CCDR NORTE participou na AGROECOLOGY Summer School 2026, dedicada ao tema “Agroecology: Conservation Agriculture in Mediterranean Systems in a Climate Change Scenario”, que decorreu em Elvas, entre 27 e 29 de abril de 2026.
Organizada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), no âmbito da AGROECOLOGY Partnership, a iniciativa reuniu participantes de vários países europeus e promoveu a partilha de conhecimento e de boas práticas sobre agroecologia, agricultura de conservação, sistemas agrícolas mediterrânicos e adaptação às alterações climáticas.
O programa incluiu sessões técnicas, apresentações e visitas de campo a explorações agrícolas e parcelas experimentais, permitindo o contacto com outras realidades territoriais, raças e práticas ligadas à produção animal, culturas agrícolas e respetivas práticas culturais, tecnologias de agricultura de precisão, coberturas vegetais e estratégias de conservação do solo.
Num cenário de alterações climáticas e consequente escassez alimentar, a Agricultura Familiar e a Agroecologia desempenham um papel fundamental no fornecimento de alimentos de qualidade às populações.
Face ao peso da Agricultura Familiar na Região Norte, esta participação revestiu-se de extrema utilidade para o serviço prestado pela CCDR NORTE, contribuindo para o reforço de conhecimentos sobre práticas e soluções que podem apoiar uma produção agrícola mais sustentável e de qualidade, com impacto significativo na economia do território.
Últimas Notícias
Agenda
-
Fórum Europeu de Resiliência Urbana 2026 realiza-se em Guimarães 17 junho 2026 - 19 junho 2026
-
European Innovation Council Summit 2026 03 junho 2026 - 04 junho 2026
-
VII Encontro Nacional do Turismo de Habitação 29 maio 2026
