Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR-NORTE inaugura, esta sexta-feira, pelas 17 horas, o mural artístico de homenagem a Agustina Bessa-Luís “Para Agustina – Extravagante Retrato de Família”.  A intervenção artística - gravada nos muros envolventes da sede da instituição, localizada no Campo Alegre, no Porto - foi elaborada por 13 artistas residentes ou com origem no Norte de Portugal, com a participação especial de Mónica Baldaque, filha de Agustina, e tem um total de 120 metros de extensão, o que faz dela a maior pintura mural, em extensão, da cidade.  


A intervenção, promovida no âmbito das comemorações do Centenário de Agustina e que desde que foi iniciada já se tornou num ponto icónico e de paragem obrigatória na cidade do Porto, versa sobre personagens e narrativas simbólicas da obra de Agustina, de títulos como “A Sibila”, “Os Incuráveis”, “A Muralha”, “As Pessoas Felizes”, “As Fúrias”, “Fanny Owen”, “Dentes de Rato”, “Os Meninos de Ouro”, “Vale Abraão”, “Prazer e Glória” ou “Estações da Vida”, entre outros.


Mais concretamente, a obra localiza-se no exterior do muro da CCDR-NORTE, na Via Panorâmica Edgar Cardoso, numa extensão de 120 metros (por 2 metros de altura), compreendida entre a entrada principal da Faculdade de Letras e o cruzamento com a Rua do Campo Alegre. 


Para além de Mónica Baldaque - filha de Agustina, artista plástica, e também escritora - a cerimónia conta com a presença de Frederico Soares Campos (DRAW), curador artístico da intervenção, António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE e Jorge Sobrado, dirigente da CCDR-NORTE nas áreas da Cultura e Marketing Territorial e responsável pela conceção e coordenação geral do projeto. 


Os artistas que participaram na criação da intervenção são: Mónica Baldaque, Frederico DRAW, FEDOR, Third, OKER, SPHIZA, CAVER, Fátima Bravo, GLAM, MADUZE, Daniel Africano, Pedro Podre e Mafalda Mendonça.




Voltar ao Topo da Página