Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

O novo restaurante de Duas Estrelas Michelin está no Porto: o Antiqvvm, do chef Vitor Matos, que nesta categoria se junta ao The Yeatman (Chef Ricardo Costa), em Vila Nova de Gaia, e à Casa de Chá da Boa Nova (Chef Rui Paula), em Leça da Palmeira. Há agora oito restaurantes com esta distinção em Portugal, dos quais três são da Região Norte, mais de um terço (1/3) do total.


Dos 39 restaurantes que têm Estrelas Michelin no País, nove são do Norte, e, dentro desse espectro, dos 31 que detêm Uma Estrela Michelin, seis são da nossa Região. São eles: A Cozinha, do chef António Loureiro, em Guimarães; Euskalduna Studio, do chef Vasco Coelho Santos, no Porto; G Restaurante, do chef Óscar Gonçalves, em Bragança; Le Monument, do chef Julien Montbabut, no Porto; Pedro Lemos, do chef Pedro Lemos, no Porto, e Vila Foz, do chef Arnaldo Azevedo, no Porto.


Entre os novos Bib Gourmand (restaurantes com uma boa relação qualidade-preço, até 45 Euros), que são oito no País, estão quatro restaurantes do Norte: Inato Bistrô, dos chefs Tiago Costa e Miguel Rodrigues, em Braga; Norma, do chef Hugo Alves, em Guimarães; Oma, do chef Luís Moreira, em Baião, e Pátio 44, dos chefs Simão Soares e Afonso Ramos, no Porto. Nesta categoria, o Norte volta a representar mais de um terço (1/3) dos restaurantes, com 13 distinções num total de 32.


Também na secção de Recomendados do Guia 2024, os inspectores da Michelin colocam em destaque os predicados gastronómicos da nossa Região. Nesta categoria, o Norte conta com: Apego, da chef Aurora Goy, no Porto; Blind, da chef Rita Magro, no Porto; Bomfim 1896 with Pedro Lemos, do chef Gonçalo Pinto, no Pinhão; Fauno, do chef Tiago Amorim, no Porto; Gastro by Elemento, do chef Ricardo Dias Ferreira, no Porto; Quinta do Tedo Família Geadas, do chef Óscar Martins Gomes, em Folgosa; Seiva, do chef David Jesus, em Leça da Palmeira, e Vinha, dos chefs Henrique Sá Pessoa e Jonathan Seiller, em Vila Nova de Gaia.


Já o trabalho da chef Rita Magro, do Blind, no Porto, foi reconhecido com o Prémio Jovem Chef. O Melhor Serviço de Sala também é a Norte, o Prémio foi atribuído a Pedro Marques, do The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.


No nosso território, na História como nos dias de hoje, a gastronomia faz parte do nosso património. A gastronomia do Norte traduz a nossa identidade, tanto nos sabores e nos aromas, que nos transportam da mesa para as paisagens que nos são tão características, como no modo como os pratos são criados e confecionados, com a autenticidade e com a ousadia de quem desenvolve um futuro com memória, e ainda na forma como nos são trazidos à mesa, com a mestria de quem gosta e sabe receber.


O Presidente da CCDR-NORTE afirma que “se não encontrarmos uma boa mesa, recheada dos bons cheiros e sabores, do calor e da simpatia da casa em que a mesa está, poderemos estar em qualquer parte, mas não estaremos, por certo, no Norte”. António Cunha felicita todos os chefs e restaurantes premiados a quem “agradeço o facto de garantirem a valorização do património cultural imaterial do Norte, onde encontramos a gastronomia, e de contribuírem diariamente para o desenvolvimento e para a promoção da nossa Região”.

Voltar ao Topo da Página