Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile


Foi esta sexta-feira, 13 de dezembro, firmado, em Arcos de Valdevez um acordo de colaboração entre a CCDR NORTE e a Xunta de Galicia no âmbito da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça da Eurorregião Galícia-Norte de Portugal (RIS3T) 2021-2027.

 

A iniciativa decorreu durante o Fórum RIS3T, que reuniu diversos especialistas, investigadores e empresários nas áreas da inovação e da economia dos dois lados da fronteira.

 

A RIS3T é uma iniciativa pioneira, afirmando-se como a única cooperação transfronteiriça a nível europeu. No encontro, foram reafirmadas as áreas prioritárias de cooperação no domínio da especialização inteligente 2021-2027, nomeadamente o setor agroalimentar; a indústria, mobilidade e energia; os recursos e economia do mar, a saúde e bem-estar e o turismo e indústrias criativas.

 

Para o presidente CCDR NORTE, António Cunha, “a RIS3T permite-nos ganhar uma maior coerência em matéria de planeamento da Euroregião. É uma novidade na constelação das estratégias regionais de inovação inteligente”.

 

António Cunha salientou a importância da estratégia para as indústrias da mobilidade referindo que “num tempo em que a indústria automóvel europeia enfrenta enormes desafios, a Euroregião apresenta grande potencial para ser um centro de referência da mobilidade futura”.

 

No período de programação atual, “as RIS3 e o seu modelo de governação continuam a assumir relevância, constituindo a única condição favorável para financiamento do Objetivo de Política de Coesão que inclui os apoios nas áreas da inovação, da digitalização, da transformação económica e do apoio às PME”, acrescentou o responsável.

 

A colaboração interregional é, assim, um aspeto central e um desafio para a especialização inteligente, especialmente no caso de regiões próximas com uma dimensão transfronteiriça.

 

Refira-se que o acordo celebrado tem como objetivos principais harmonizar as políticas de apoio à inovação através do aumento da massa crítica científica, tecnológica e empresarial da Eurorregião em áreas prioritárias de cooperação; reforçar o impacto das políticas de inovação promovendo sinergias e complementaridades entre diferentes fontes de financiamento a nível regional, nacional e europeu e promover uma maior captação de fundos de gestão centralizada a nível europeu em matéria de I&D e inovação, como o Horizonte Europa.

 

A RIS3T para o período 2021-2027 pretende continuar na mesma linha da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galícia–Norte de Portugal 2014-2020, promovendo maior eficácia e impacto das políticas públicas em matéria de inovação na Eurorregião, assegurando a resposta às necessidades da tripla transição (verde, digital e justa) e a outros condicionantes externos que requerem o fortalecimento da resiliência.


Voltar ao Topo da Página