Saltar para o conteúdo principal da página

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, IP União Europeia

Menu Mobile

A CCDR NORTE participou, nos dias 1 e 2 de julho, no Encontro Regional da Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISAgri), promovido em parceria com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), nos municípios de Cinfães e Baião.


A CCDR NORTE esteve representada pelo Vice-Presidente, Paulo Ramalho, pelo Diretor de Unidade de Desenvolvimento Rural, Agroalimentar e Pescas, José Matias, pelo Chefe de Divisão de Programas e Avaliação, José Vieira, e por técnicos que procedem à recolha de dados das explorações agrícolas da Região Norte no âmbito da RISAgri.


Paulo Ramalho, durante a sessão técnica que decorreu na Biblioteca Municipal de Cinfães, sublinhou a importância da disponibilização de dados atualizados sobre as explorações agrícolas da região, afirmando que “a informação recolhida no âmbito da RISAgri é essencial para o planeamento e para a adaptação das políticas públicas regionais em matéria de Agricultura”, assegurando o compromisso da CCDR NORTE em “reforçar os meios humanos e materiais necessários para o cumprimento desta missão”.


O encontro contou também com a intervenção do Diretor de Serviços de Estatística do GPP, Rui Pereira, que destacou a dimensão europeia da RISAgri e o seu papel estruturante na definição da Política Agrícola Comum, nomeadamente no atual Plano Estratégico da PAC (PEPAC).


No segundo dia, os participantes visitaram três explorações agrícolas nos concelhos de Cinfães e Baião, onde os agricultores foram agraciados com diplomas de reconhecimento e agradecimento pela sua colaboração com a RISAgri, entregues por Isabel Escada, Chefe de Divisão de Metodologia e Análise de Informação do GPP.


O encontro culminou com a visita técnica à exploração agrícola no Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião, uma oportunidade também de valorizar a interligação entre Agricultura e Património, através da visita à Capela do Nosso Senhor do Bom Despacho, uma joia do Barroco integrada na Rota do Românico.


Voltar ao Topo da Página